Xubuntu

Capítulo 6. Aplicações multimédia

Índice

Música
Filmes, DVDs e vídeos
Gravar CDs e DVDs

Música

Ouvir música

Pode utilizar o gmusicbrowser e o Reprodutor multimédia Parole para ouvir música no computador. O Reprodutor multimédia Parole pode abrir ficheiros de áudio quando eles são clicado duas vezes, mas o gmusicbrowser é melhor para lidar com grandes coleções de músicas.

A fim de reproduzir alguns formatos populares de áudio como MP3, irá precisar de instalar algum software adicional. Infelizmente, esse software não pode ser fornecido por predefinição no Xubuntu devido a restrições legais em alguns países.

[Cuidado]

Ler “Software restrito e não-livre” antes de seguir as instruções abaixo. Existem algumas questões legais de que deve estar ciente.

Para poder reproduzir ficheiros MP3 no gmusicbrowser, instale o pacote gstreamer0.10-plugins-ugly.

Inicialmente, o gmusicbrowser não vai procurar automaticamente ficheiros de música no seu computador e terá de direcionar manualmente o gmusicbrowser para os seus ficheiros de música fazendo o seguinte:

  • Abrir Multimédiagmusicbrowser

  • Abrir o menu (uma engrenagem no canto superior direito) e clicar em Definições

  • Na janela Definições, ir para a aba Coleção

  • Clicar em Adicionar pasta escolher o diretório que contém os ficheiros de música e prima OK; a seleção irá aparecer na janela Definições

  • Se desejar adicionar outras localizações de ficheiros de música repita os passos anteriores, senão o pretender prima Fechar

  • O gmusicbrowser começará a analisar a sua coleção. Depois da barra de progresso Analisar desaparecer, poderá ter de alterar as visualizações (à esquerda da pesquisa) ou reiniciar o gmusicbrowser para ver a sua coleção.

Vejo metadados errados (nomes das músicas, capas) para as minhas faixas no gmusicbrowser

Alguns leitores de música obtêm capas de álbuns e outras informações sobre as músicas da internet. No entanto, o gmusicbrowser apenas pesquisa por capas de álbuns quando pedido. Basta clicar com o botão direito do rato na capa do álbum e selecionar Procurar uma imagem na internet. É possível alterar a consulta de pesquisa ou o serviço, mas as predefinições muitas vezes funcionam bem. Selecione uma imagem e guarde-a no diretório do álbum.

Por vezes o leitor de música pode não ser capaz de identificar corretamente uma música ou álbum específicos. Se for esse o caso, pode adicionar a informação correta manualmente clicando com o botão direito do rato no ficheiro de música exibido no gmusicbrowser, selecionando Propriedades da música e inserindo as informações adequadas nos campos correspondentes.

Se preferir procurar a imagem você mesmo, encontre uma capa de álbum na internet (ou noutras fontes) e guarde a imagem como cover.jpg no diretório do álbum. Além disso, pode arrastar a capa do álbum para o espaço reservado para capas de álbuns no gmusicbrowser ou clicar com botão direito do mouse e selecionar Definir imagem.

Leitores de música portáteis

O Xubuntu funcionará com a maioria de leitores de áudio portáteis, incluindo iPods. Normalmente, tudo o que tem de fazer é ligar o leitor ao computador e depois utilizar o Gestor de ficheiros para copiar manualmente músicas de e para o leitor.

[Nota]

Os IPods mais recentes (6ª geração e posteriores) não funcionarão automaticamente com o Xubuntu, a menos que tenha sido feito uma sincronização inicial com o iTunes primeiro.

Se tiver um leitor de música portátil que também possa exibir fotografias e vídeos, talvez prefira usar o Banshee, que é um leitor de música com um bom suporte para esses dispositivos. Os donos de iPods poderão também gostar de experimentar aplicações especializadas tais como o GPixPod, gtkpod, e ideviceinstaller para lidar com multimédia.

Filmes, DVDs e vídeos

Pode ver filmes e clipes de vídeo com o Reprodutor multimédia Parole.

Reproduzir DVDs

A fim de reproduzir DVDs é necessário instalar algum software adicional. Infelizmente, o suporte para DVD não pode ser fornecido de origem no Xubuntu devido a restrições legais em alguns países.

[Cuidado]

Ler “Software restrito e não-livre” antes de seguir as instruções abaixo. Existem algumas questões legais de que deve estar ciente.

Para poder reproduzir DVDs, faça o seguinte:

  • Instale os pacotes libdvdnav4, libdvdread4 e gstreamer0.10-plugins-ugly.

  • Se você pretender reproduzir DVDs encriptados, abra AcessóriosEmulador de terminal e introduza o seguinte no Terminal seguido pela tecla Enter: sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh

  • Introduza a sua senha se solicitado. O pacote libdvdcss2 será transferido e instalado a partir de um sítio na internet.

  • Insira um DVD na unidade de leitura de DVDs. Ele deve abrir automaticamente no Reprodutor multimédia Parole.

Reprodução de vídeos

O Reprodutor multimédia Parole suporta a maioria de formatos de vídeo. Se tentar reproduzir um ficheiro de vídeo não suportado, o Reprodutor multimédia Parole poderá notificá-lo de um plugin em falta. Poderá então instalar esse plugin, seguindo o assistente. Depois, poderá ser necessário reiniciar o Reprodutor multimédia Parole.

Se estiver com dificuldades em conseguir o fluxo contínuo de um vídeo no seu navegador de internet o Reprodutor multimédia Parole suporta o fluxo contínuo da maioria dos formatos de vídeo. Para abrir um vídeo no Reprodutor multimédia Parole, clique com o botão direito do rato no vídeo e selecione Abrir com Reprodutor multimédia Parole.

Formatos restritos

Alguns formatos de vídeo, como o Adobe Flash, QuickTime e Windows Media Video, são proprietários e assim o suporte para eles não pode ser incluído de origem no Xubuntu. É necessário instalar algum software adicional para permitir a sua reprodução.

De modo a reproduzir os formatos proprietários mais comuns no Reprodutor multimédia Parole ou no Firefox, instale o pacote xubuntu-restricted-extras (ver “Software restrito e não-livre” para mais informação).

Gravar CDs e DVDs

Pode fazer os seus próprios CDs e DVDs gravar ficheiros para um disco em branco usando o gravador de CD ou DVD do seu computador.

O Xfburn é a aplicação predefinido no Xubuntu concluir estas tarefas. O Xfburn permite-lhe facilmente criar CDs de áudio, gravar CDs e DVDs tanto de dados simples como imagens de disco e preparar discos regraváveis ​​em branco para uma nova gravação.

Para iniciar o Xfburn, ir a MultimédiaXfburn.

Uma vez iniciado, pode inserir o CD-R(W) ou DVD-R(W) para onde deseja gravar e em seguida selecione o botão correspondente à ação que deseja tomar (New Data Composition, Audio CD, etc.).