Índice
Este é um breve guia sobre como manter seu computador a salvo de ameaças de segurança. Vamos orientá-lo através de sete diferentes dicas:
Altere a sua senha regularmente
Não use contas de utilizador partilhadas
Mantenha o seu software atualizado
Bloquear o seu ecrã enquanto estiver ausente
Configure uma firewall
Use o bom senso quando trabalhar na internet
Faça cópias de segurança com regularidade
Além de ter senhas fortes, é sábio alterar a sua senha regularmente. Para alterar a sua senha, siga os passos abaixo:
Abrir → →
Clique no seu nome de utilizador na lista
Clique Alterar... ao lado da etiqueta Senha
Primeiro introduza a sua Senha atual
Agora pode não só
Gerar uma senha aleatória, selecionando Gerar senha aleatória e pressionar
Escolher a sua nova senha digitando-a nos campos Nova senha e Confirmação
Finalmente, clique
para confirmar a alteração da senha
![]() |
|
Embora na inicialização do sistema Xubuntu seja possível fazer o início de sessão automaticamente na caixa de diálogo utilizador, o início de sessão automático é altamente desaconselhado porque oferece menos segurança para o seu sistema. Por favor apenas ligue o início de sessão automático se poder confiar em todas as pessoas que tenham acesso ao computador. |
Quando o Xubuntu é instalado, ele é configurado para ser usado por uma única pessoa. Se mais de uma pessoa for usar o computador, é melhor que cada pessoa tenha a sua própria conta de utilizador. Para ler mais sobre como adicionar utilizadores, consulte “Utilizadores e grupos”.
Bloquear o ecrã impede que outras pessoas acedam ao seu computador enquanto está ausente dele. Todas as suas aplicações e trabalhos permanecem abertos enquanto o ecrã está bloqueado.
Para bloquear o ecrã, pressione Ctrl+Alt+Delete ou clique → .
Para desbloquear o ecrã, mova o rato ou pressione uma tecla. Em seguida, introduza a sua senha e pressione a tecla Enter ou clique o botão .
Se mais de uma pessoa possuir uma conta de utilizador no seu computador e o ecrã está bloqueado, outros utilizadores poderão pressionar o botão triângular à direita do nome do utilizador, selecionar o seu nome na lista e digitar a sua senha para usar o computador, mesmo enquanto o ecrã está bloqueada. Eles não serão capazes de aceder a trabalhos seus abertos e você será capaz de voltar para sua sessão bloqueada quando eles terminarem de usar o computador.
As firewalls ajudam a prevenir violações de segurança, bloqueando as ligações para o seu computador a partir de fontes desconhecidas. Nenhuma firewall é ativada na instalação padrão do Xubuntu. No entanto, você tem algumas opções para habilitar uma firewall para proteger o seu computador contra o acesso não autorizado de pessoas na Internet ou na sua rede.
Pode instalar uma firewall a partir do Centro de Software Ubuntu. Uma dessas opções é o Firestarter, que está disponível a partir do repositório Universe. Para obter ajuda e conselhos sobre como configurar o Firestarter, consulte o Firestarter Online Manual.
Os utilizadores mais avançados podem querer utilizar a firewall UFW, que é instalado, mas não ativada, na instalação padrão do Xubuntu. Veja a UFW Community Help Wiki na wiki do Ubuntu para mais informações.
![]() |
|
Para verificar se a sua firewall está a funcionar correctamente, faça uso de um serviço online de testes de firewall como o ShieldsUP. |
Aqui estão algumas dicas para se manter seguro online:
Nunca responda a emails não solicitados (veja mais informações abaixo) ou até mesmo clique nas ligações dum email. Fazer isso geralmente resulta em mais lixo eletrônico a ser-lhe enviado.
Nunca clique em ligações de emails que levam a sites que pedem sua senha ou outra informação confidencial. É possível que o texto da ligação forneça um endereço, quando na verdade ele abre um outro endereço (possivelmente perigoso). Em vez disso, introduza a ligação diretamente no seu navegador da internet e continue a partir daí.
Se um sítio da internet lhe solicitar os seus dados financeiros, garantir-se que é seguro. No navegador da internet Firefox, as páginas seguras têm um ícone dum cadeado à esquerda do endereço. Clique no cadeado para ler mais informações sobre a segurança do sítio.
Apenas transfira e execute software obtido a partir de fontes confiáveis. Por padrão, só pode transferir software diretamente do Xubuntu.
O correio electrónico indesejado (não solicitado) tende a pertencer a uma das seguintes categorias:
Spam (lixo), onde as pessoas oferecem serviços e produtos não desejados
Emails fraudulentos, onde as pessoas pretendem pedir ajuda em troca de grandes somas de dinheiro
Phishing emails, onde a mensagem parece ser de um banco ou outro serviço on-line, pedindo-lhe para introduzir os seus dados pessoais e financeiros ou senhas
Um problema que ocasionalmente poderá encontrar é a perda inesperada de alguns dos seus trabalhos e configurações, por uma razão ou outra. As causas de perda de dados são muitas e variadas; elas podem ser qualquer coisa desde uma falha de energia a apagar acidentalmente um ficheiro. É altamente recomendável que faça cópias de segurança regulares dos seus ficheiros importantes para que, caso se depare com um problema, não terá perdido esses ficheiros.
É aconselhável armazenar cópias de segurança de ficheiros em separado do computador; ou seja, deve fazer uso de alguma forma de armazenamento de ficheiros que não esteja permanentemente ligada ao seu computador. As opções incluem mas não estão limitadas a CDs e DVDs, discos rígidos externos, discos USB e outros computadores na rede.
Uma maneira simples de fazer cópias de segurança dos seus ficheiros é copiá-los manualmente para um local seguro (veja acima) usando o gestor de ficheiros, bem como o Gestor de Arquivos que permite compactar arquivos e juntá-los. Alternativamente, poderá usar uma aplicação dedicada de cópia de segurança.
![]() |
|
Existem inúmeras aplicações dedicadas de cópia de segurança disponíveis no Centro de Software Ubuntu, incluíndo o Dejà Dup e o luckyBackup. |
Conselhos gerais sobre como manter boas cópias de segurança:
Faça cópias de segurança com regularidade
Testar sempre as suas cópias de segurança depois de as fazer para garantir que elas foram feitas corretamente
Etiquetar as suas cópias de segurança de forma clara e mantê-las em um lugar seguro