Quando o computador concluir a inicialização, e depois de introduzir os seus dados de acesso, irá entrar no desktop Xubuntu. Ele inclui muitas características que tornam a sua vida mais fácil e vale a pena o tempo dispendido para ficar a conhecê-lo.
O ambiente de trabalho do Xubuntu tem um único painel que está localizado na parte superior do ecrã.
O painel é usado para iniciar e alternar entre aplicações e para receber informações sobre o sistema. No lado esquerdo do painel verá o logotipo do Xubuntu, . Ao clicar neste ícone abrirá o Menu, oferecendo-lhe muitas opções de aplicações para começar. Ao longo da parte inferior da janela do menu estão os ícones para Gestor de definições, Bloquear ecrã and Sair:.
A seção central do painel é dedicada aos botões das janelas para as aplicações abertas. Na extrema direita está o relógio, exibindo a data e a hora. Para a esquerda disso está a Área de notificação. Aqui irá ver os indicadores que lhe dão informações sobre o sistema, incluindo conectividade de rede, o nível de volume de som, estado da bateria (quando apropriado), mensagens instantâneas e muito mais. Alguns ícones de notificação só aparecerão na medida do necessário, por exemplo quando estão disponíveis atualizações de software.
Tanto a posição do painel bem como os itens nele contidos são configuráveis. O Menu é também configurável. Veja Capítulo 4, Configurações e Preferências para mais informações sobre estes temas.
O ambiente de trabalho padrão tem apenas três ícones: Pasta pessoal, Sistema de ficheiros e o Lixo (ícones de dispositivos removíveis, como CDs ou unidades flash também aparecerão se qualquer um desses dispositivos estiverem presentes). Pode personalizar a sua área de trabalho clicando com o botão direito do rato numa área vazia e escolher
. A partir daí pode alterar o papel de parede e modificar menus e comportamento de ícones.O Xubuntu vem com o gestor de ficheiros do Xfce chamado Thunar. Para simplificar, iremos apenas referimos a ele como o Gestor de ficheiros. Inice-o a partir de → → ou clicando duas vezes o ícone Pasta pessoal ou o ícone Sistema de ficheiros no seu ambiente de trabalho.
A vista predefinida do gestor de ficheiros consiste de um painel de atalhos no lado esquerdo, a área principal à direita, e uma barra de caminho acima da área principal. O painel de atalhos fornece atalhos para diferentes pastas no seu sistema. O primeiro atalho em LOCAIS conduzirá para o diretório home, o diretório onde armazena todos os seus dados pessoais, e portanto terá o nome do utilizador atual. Esse diretório provavelmente aparecerá vazio. O atalho Sistema de ficheiros sob DISPOSITIVOS conduzi-lo-á para a raiz do seu sistema de ficheiros. Poderá querer explorá-lo um pouco, apesar de lhe poder parecer confuso se for desconhecedor de Linux. Apenas clique nas diferentes pastas e veja o que têm dentro. Quando estiver pronto, volte para seu diretório home clicando no atalho do topo.
![]() |
|
Pode adicionar os seus próprios atalhos simplesmente arrastando pastas para o painel de atalhos. Isso permitirá que aceda a pastas importantes instantaneamente! |
A área principal irá sempre exibir o conteúdo da pasta atual. Faça duplo clique em pastas para entrar nelas, e clique com o botão direito do rato em ficheiros/pastas para obter uma janela pop-up oferecendo-lhe algumas escolhas sobre o que fazer com eles/elas. Selecione múltiplos ficheiros arrastando um retângulo sobre eles com o rato. Alternativamente, , selecione um ficheiro, mantenha pressionada a tecla Shift, e aumente/diminua a seleção usando as teclas do cursor.
Para ver facilmente o caminho que assumiu para chegar ao diretório atual, pode alterar as opções padrão de exibição. A partir do menu do Gestor de ficheiros, selecione
→ → . Agora pode clicar em qualquer ícone da barra de caminho para mudar para o diretório que ele representa. Note que clicar com o botão direito do rato sobre os ícones da barra de caminho também irá abrir uma janela pop-up com algumas opções.Para criar um novo documento, clique com o botão direito do rato nalgum espaço vazio no seu diretório home e selecione
→ a partir do menu pop-up. O Gestor de ficheiros pedir-lhe-á um nome. Aceite o nome sugerido por agora. Depois disto, irá ver o novo ficheiro no seu diretório home. Clique com o botão direito do rato nele e escolha . Isto irá mostrar-lhe alguns detalhes sobre o ficheiro. Clique outra vez com o botão direito do rato nele e escolha para removê-lo. O ficheiro será colocado no lixo.
![]() |
|
Se alguma vez quiser anular a remoção de um ficheiro, abra o Lixo, clique com o botão direito do rato no ficheiro e clique . |
Para criar uma nova pasta, clique com o botão direito do rato no espaço vazio, e escolha . Irá ver essa nova pasta no seu diretório home. Dê um duplo-clique na pasta para entrar nela. Para renomear ou remover a pasta, clique com o botão direito do rato nela e escolha a opção apropriada no menu pop-up. Enter
. Ser-lhe-á solicitado um nome. Introduza qualquer coisa e carregue noPara copiar e mover ficheiros no seu computador, basta clicar e arrastar os ficheiros e pastas para outras pastas.
Ao inserir CDs, unidades USB e outros mídias removíveis no seu computador, ou ligar dispositivos removíveis como um leitor de música, o Xubuntu deverá detectar automaticamente o novo dispositivo. Por exemplo, depois de inserir um CD na sua unidade óptica verá um novo atalho no painel esquerdo do Gestor de ficheiros representando o CD. Clicando-o ele irá abrir o CD na área principal, tal qual ao clicar numa pasta normal. Para remover o CD, clique com o botão direito do rato sobre o atalho e escolha . O mesmo se aplica para qualquer outro mídia removível.
![]() |
|
Por favor note que ao premir o botão de ejeção na sua unidade de CD ele poderá não funcionar. Isto poderá ser surpreendente para alguns utilizadores, mas na verdade é o comportamento esperado. Antes do CD poder ser ejetado, ele precisa de ser devidamente "libertado" (desmontado) pelo sistema. Para remover um CD, clique sempre com o botão direito do rato no seu atalho e escolha . |
Existem muitas maneiras de personalizar o Gestor de ficheiros. Se não gostar da forma como os ícones são exibidos, escolha → para que o conteúdo do diretório atual seja exibido como uma lista.
Pode ter o Gestor de ficheiros a exibir uma barra de localização em vez da barra de caminho selecionando → → . Se preferir uma exibição em árvore no painel esquerdo, escolha → → .
Para mais escolhas, explorar as opções em
→ .