Introdução

   Por um futuro retrospectivo.

Role abaixo para aprender mais.

    |                        

Ubuntu MATE é um sistema operacional - o núcleo que faz o seu computador funcionar, de forma similar ao  ,   e  . O Ubuntu MATE é uma distribuição (variação) do GNU/Linux - um sistema confiável, seguro, capaz e moderno, que vence todos os outros em popularidade e uso.

Ao contrário de outros sistemas operacionais, o Linux é usado

  • na maioria dos mais rápidos e mais poderosos supercomputadores do mundo
  • em muitos, se não quase todos, os computadores que integram a espinha dorsal da internet
  • e nos servidores corporativos que requerem estabilidade e segurança

Ubuntu MATE é um sistema operacional estável, de fácil uso com uma interface configurável. É o ideal para aqueles que querem o melhor de seus computadores e preferem uma interface tradicional. Com requisitos de hardware modestos, é adequado para modernos desktops e laptops, computadores de placa única (Como o Raspberry Pi) e hardware antigo também.

Nosso sistema operacional é mais seguro, e mais capacitado que o sistema operacional pré-instalado na maioria dos computadores pessoais hoje.

O uso do Ubuntu MATE fornece experiência de liberdade para executar um sistema operacional funcional, pré-configurado com a maioria (se não todos) dos aplicativos que você precisará para uso cotidiano. Você pode modificar a sua aparência, a funcionalidade ou os aplicativos em uso de acordo com o seu gosto.


Objetivos

Ubuntu MATE tem um número de objetivos guias e metas:

  • Acessíveis a todos, independentemente da linguagem e capacidade física.
  • Aumentar a adoção de usuário tanto ao Ubuntu e ao MATE Desktop.
  • Ubuntu é uma alternativa para computadores que não são poderosos o suficiente para executar um ambiente de trabalho composto.
  • Primeira escolha da plataforma Ubuntu para soluções de ambiente de trabalho remoto, tais como LTSP e X2Go.
  • Recriar os dias felizes do Ubuntu para usuários que preferem uma metáfora do desktop tradicional.
  • Usar temas e artes semelhantes ao do Ubuntu para que Ubuntu MATE fique imediatamente familiar.
  • Quando possível, contribui com o Debian, então tanto a comunidade Debian quanto a Ubuntu se beneficiam
  • Software que prefere funcionalidade e estabilidade, ao invés de ser enfeitado ou com poucos recursos

O que é o Ubuntu MATE?

Ubuntu

Ubuntu

é um dos maiores, senão o maior, sistemas operacionais desktop no mundo. Linux está no coração do Ubuntu e torna possível a criação de sistemas operacionais seguros, poderosos e versáteis, como Ubuntu e . O Android está agora nas mãos de bilhões de pessoas ao redor do mundo e também é movido pelo Linux.

O Ubuntu está disponível em diversos sabores, cada um vindo com seu próprio ambiente desktop. Ubuntu MATE usa a base do sistema operacional Ubuntu e adiciona o .

MATE Desktop

MATE Desktop

O Wikipedia diz que um é:

uma implementação da metáfora desktop feita com um conjunto de programas rodando no topo de um sistema operacional, que compartilham uma interface gráfica (GUI) comum. Desktop GUIs ajudam o usuário a acessar e editar arquivos facilmente.

O MATE Desktop implementa funcionalidades essenciais que você esperaria de um ambiente desktop, como:

Gerenciador de Arquivos. Calculadora Gerenciador de Pacotes Visualizador de Imagens Visualizador de Documentos Monitor do sistema MATE Terminal MATE
Caja galculator Engrampa Eye of MATE Atril
Nos quais todos são altamente customizáveis e administrados pelo  .

MATE Desktop fornece um ambiente desktop intuitivo e atraente usando metáforas tradicionais, o que significa que se você já usou ou , se sentirá muito familiar.

O MATE Desktop tem uma história rica e é a continuação do desktop GNOME 2, que foi o ambiente desktop padrão em muitos sistemas operacionais Linux e Unix por mais de uma década. Isso significa que o MATE Desktop é provado, testado e muito confiável.

Código Aberto

Open Source Initiative

O que Linux, Ubuntu e MATE Desktop têm em comum é que são Open Source. Esse software pode ser usado, alterado e compartilhado (na forma modificada ou não) livremente por qualquer pessoa. Em resumo, Ubuntu Mate é livre, na forma literal da palavra.

Você encontrará algumas distribuições (variações) de Linux à venda, embora a grande maioria é fornecida livre de cobrança, como o Ubuntu MATE. A distribuição está licenciada de um forma que permite qualquer um a dá-lo de graça, sem nenhum compromisso. Por exemplo, a licença dá a qualquer membro da comunidade a liberdade de usar o Linux para qualquer proposta, para distribuir, modificar, redistribuir ou até vender o sistema operacional. Se você modificar e então distribuir o Linux com suas alterações, será requerido pela licença que você envie suas modificações para uma possível inclusão em versões futuras. Não tem garantia que isso acontecerá alguma vez, mas se você tornou-o melhor, talvez suas alterações poderão ser incluídas no próximo lançamento do Ubuntu MATE.

Muitos usuários de Linux são corporações que usam o sistema operacional para rodar seus negócios, ou incluí-lo em seus produtos. Muitas dessas corporações fornecem reparos e novas funcionalidades ao Linux, como eles usam o software para seus negócios. à comunidade Linux e o Ubuntu MATE melhora, como resultado. É assim que podemos melhorar e crescer sem ter que cobrar nossos usuários.

Diferente do Windows e do OS X, o Linux não é criado e sustentado por apenas uma empresa. É mantido pela Intel, Redhat, Linaro, Samsung, IBM, SUSE, Texas Instruments, Google, Canonical, Oracle, AMD e Microsoft. Mais de 4000 desenvolvedores contribuíram com o Linux ao longo dos últimos 15 anos.

Seja você um usuário doméstico do Ubuntu MATE, um desenvolvedor de software ou aplicação para Ubuntu MATE, ou um funcionário de uma organização que usa o sistema operacional, você é um membro das comunidades Linux e Open Source, e se beneficia dos esforços dos desenvolvedores que contribuíram para o Ubuntu MATE e seus projetos relacionados: Linux, MATE e Ubuntu. Membros da comunidade rodam Linux em quase qualquer hardware, desde o Macbook mais bonito ao netbook mais barato, do mais recente Chromebook a algumas máquinas muito velhas projetadas para Windows, e dos mais poderosos servidores de Internet ao menor termostato inteligente.